logo_experta.gif (4531 bytes)

 


transp.gif (43 bytes)
transp.gif (43 bytes)

transp.gif (43 bytes)
bt_vc_cabeca_off.gif (778 bytes)separa.gif (75 bytes)bt_vc_pessoas_off.gif (552 bytes)separa.gif (75 bytes)bt_vc_cultura_off.gif (509 bytes)
bt_vc_emocao_off.gif (639 bytes)separa.gif (75 bytes)bt_vc_corpo_off.gif (531 bytes)transp.gif (43 bytes)Arte de Viver
transp.gif (43 bytes)

transp.gif (43 bytes)








mold_linha_sup.gif (274 bytes)


ilu_vc_cultura2.gif (16108 bytes)tit_cultura.gif (924 bytes)
A PRESENÇA DA CULTURA EM NOSSAS VIDAS


Muito se fala em cultura hoje em dia. Existem artigos, programas de TV e até propostas culturais. Infelizmente, o que se vê é que tudo acaba em pizza. Poucos entendem o que é cultura, como ela influencia nossa vida e nosso meio e quem é que a produz. Qualquer livro, filme ou programa de TV para ser chamado de produto cultural precisa agregar valor, levar a uma reflexão e ter como base um código de ética e moral. Mera demagogia e diversão não passam de uma política de “Pão e Circo” para manter pessoas alienadas e dispersas, oferecendo uma falsa impressão de bem estar. A responsabilidade de produzir ou consumir cultura é de cada pessoa porque os veículos de comunicação e órgãos governamentais têm outras prioridades, principalmente altos lucros e cargos de poder.

Algumas maneiras de trazer a cultura mais perto da vida cotidiana:

1 - Formatação de uma biblioteca particular escolhendo a dedo livros e revistas que agregam valor e ensinam algo de verdade. Evitem publicações fúteis e sem conteúdo que apostam tudo em publicidade.

2 - Praticar o paisagismo e a decoração em sua própria casa transformando seu lar em um lugar encantado, aconchegante e belo. Um jardim Zen com som de cascata e cadeiras confortáveis leva naturalmente a um estado de transcendência e reflexão, ajudando as pessoas a enxergar a vida melhor.

3 - Juntar-se a uma associação ou grupo que se preocupa com desenvolvimento e bem-estar, além de oferecer palestras, atividades e eventos. Muitas vezes precisamos de outras pessoas para nos motivar, orientar e servir de exemplo.

4 - Aproveite melhor o seu tempo substituindo novelas, futebol e programas de apelação por jogos de lazer, como xadrez, war, damas, gamão e banco imobiliário, que, além de entretenimento, também são educativos e levam a pessoa a conviver em harmonia e humor.

5 - Interessar-se por filosofias de vida que tenham um código de ética e moral para servir de guia nas horas difíceis. Procure conhecer mais sobre culturas e povos antigos para se sentir mais parte da história humana pois, se somos vítimas da Ignorância de um passado violento e triste, somos também herdeiros das descobertas, dos tesouros e das glórias do passado.


* Na próxima quinzena, indicação de locais, livros, revistas e filmes que trazem benefícios culturais.


Veja as 3 últimas matérias:
06/02/2001 - Como Formar Sua Biblioteca
10/01/2001 - A Importância De Uma Biblioteca Pessoal
03/01/2001 - Agregando Cultura à Sua Vida

Veja todas as matérias

Clique aqui para conhecer o nosso Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional




transp.gif (43 bytes)
Alguma dúvida?
Tariq responde as perguntas mais freqüentes do Programa de Desenvolvimento Pessoal Experta. Clique aqui!



mold_linha_inf.gif (284 bytes)