logo_experta.gif (4531 bytes)

 


transp.gif (43 bytes)
transp.gif (43 bytes)
transp.gif (43 bytes)
bt_vc_cabeca_off.gif (778 bytes)separa.gif (75 bytes)bt_vc_pessoas_off.gif (552 bytes)separa.gif (75 bytes)bt_vc_cultura_off.gif (509 bytes)
bt_vc_emocao_off.gif (639 bytes)separa.gif (75 bytes)bt_vc_corpo_off.gif (531 bytes)transp.gif (43 bytes)Arte de Viver
transp.gif (43 bytes)

transp.gif (43 bytes)








mold_linha_sup.gif (274 bytes)


ilu_corpo_observadora.gif (11825 bytes)tit_corpo.gif (959 bytes)
BENEFÍCIOS E CUIDADOS NA ATIVIDADE FÍSICA PARA A MULHER EXPERTA


O equilíbrio da vida moderna está no conceito de "Corpo São em Mente Sã". Com a conquista de novas atribuições e responsabilidades, a Mulher do 3º Milênio sabe o quanto precisa de energia para alçar vôos ainda maiores. O segredo está em nutrirmos nosso corpo com atividades físicas. Só assim desenvolveremos força mental e habilidades corporais para agüentar os desafios do dia-a-dia. A inserção cada vez maior da mulher no mercado de trabalho e a carga crescente de stress tornaram-na mais suscetível a enfermidades e disfunções físicas. A delegação de tempo para trabalho, estudos e afazeres domésticos deve ser administrada para permitir a essa “guerreira” cultivar e preservar sua saúde.

A prioridade é a luta contra a vida sedentária, pois o sedentarismo traz a "Morte Lenta", quando a pessoa vai aos poucos parando, perdendo ânimo, engordando, adoecendo. O Sedentarismo, que já um caso de saúde pública, deixa a mulher alienada, passiva e com baixa energia. Além disso, tira a sociabilidade, pois ela não tem um grupo de apoio e convívio ao redor dela. Isso inicia um ciclo vicioso que com a perda da motivação e da competitividade, baixa a auto-estima da mulher. Existem altos índices de má postura, propensão a diabetes e fragilidade no sistema cardiovascular nas pessoas sedentárias.

Por tudo isso, a atividade física e o esporte devem ser estimulados. O problema é muito maior e mais complexo do que uma simples briga contra celulite, estrias, barriguinhas, etc. Estamos falando de hipertensão, diabetes, obesidade e câncer. Aumentando o vigor físico, a mulher tem mais disposição e energia para despachar suas tarefas.

Cuidados que você, Mulher Experta, precisa ter ao cultivar sua saúde:


  1. Antes das atividades, sempre alongar e aquecer. Ao término, faça um desaquecimento seguido de mais alongamento para ganhar flexibilidade, limpar os “detritos” da atividade muscular e relaxar.

  2. Fique atenta para o uso de material adequado e seguro

  3. Sempre seja orientada por uma pessoa experiente e especializada que evite excessos e passos em falso

  4. Observe as condições ambientais. Não vai escalar uma montanha debaixo de uma tempestade, né!

  5. Nutrição é essencial. Alimente-se 3/4 horas antes da atividade, tome pequenas doses de água, abuse de frutas, tome bebidas isotônicas e carboidratos para nível de energia

  6. Cuidado com atividades que possam torná-la muito masculinizada e não caia no conto das anabolizantes. Não tente ganhar pela “porta dos fundos” e nem se leve pelo entusiasmo de treinadores que estimulam a competitividade exacerbada. A mulher não pode perder sua graça, sua sensualidade e beleza. Procure sua melhoria contínua e constante e não parâmetros masculinos.



Procure refletir um pouco sobre o que expusemos aqui.

De 15 a 28 de fevereiro, falaremos sobre "Os benefícios do alongamento e relaxamento"

Para APROFUNDAR mais as matérias, use o FAQ abaixo, onde o Tariq responde as dúvidas mais freqüentes!


Para ter aulas de DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL com Tariq, ligue 5539-6378 - São Paulo


Veja as 3 últimas matérias:
15/02/2001 - Os Benefícios Do Alongamento E Do Relaxamento
11/01/2001 - O Mundo Físico Através Do Eneagrama
04/01/2001 - Pratique Inteligência Física

Veja todas as matérias

Clique aqui para conhecer o nosso Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional




transp.gif (43 bytes)
Alguma dúvida?
Tariq responde as perguntas mais freqüentes do Programa de Desenvolvimento Pessoal Experta. Clique aqui!



mold_linha_inf.gif (284 bytes)