logo_experta.gif (4531 bytes)

 

ilu_vc_cont.gif (11957 bytes)

transp.gif (43 bytes)

bt_vc_cabeca_off.gif (778 bytes)separa.gif (75 bytes) bt_vc_pessoas_off.gif (552 bytes)separa.gif (75 bytes) bt_vc_cultura_off.gif (509 bytes)
bt_vc_emocao_off.gif (639 bytes)separa.gif (75 bytes) bt_vc_corpo_off.gif (531 bytes)transp.gif (43 bytes)Arte de Viver
transp.gif (43 bytes)

transp.gif (43 bytes)








mold_linha_sup.gif (274 bytes)


arte_viver_02.gif (12756 bytes) tit_art.gif (778 bytes)
IKEBANA
Por Fernando Seth

Viver é uma arte que precisa ser dominada. Como? Esta é uma grande questão e sua resposta está embutida no próprio sentido da vida. Para tentar respondê-la, podemos recorrer às maravilhosas e milenares tradições orientais. Elas nos ensinam, entre tantas outras coisas, que em tudo o que fazemos é vital possuir uma disciplina, um método, equilíbrio, harmonia, postura, cultivo. A Natureza sabe disso, e é justamente pela observação atenta e inabalável de seus princípios que o Ikebana pôde nascer no coração dos homens.

Origem

O Ikebana, uma arte milenar, nasceu no Oriente em tempos remotos. Sua essência era expressar conceitos básicos do budismo. Permite o contato com a energia da terra e do Cosmo, resultando num maior equilíbrio do ser. Para os japoneses, essa prática oferece o cultivo de três aspectos vitais da natureza humana: percepção, criatividade e individualidade. O Ikebana se modernizou através dos tempos desenvolvendo técnicas e estilos. Atualmente são cerca de três mil estilos no oriente.

O que é?

Ike significa vida e bana significa flor. Uma boa tradução seria "vivificação da flor" ou "flores vivas", "arranjo floral". É a arte de compor flores naturais, prolongando o máximo possível a expressão de sua beleza e harmonia. Pela prática do Ikebana o homem se reaproxima da Natureza, percebendo toda a sabedoria que o rodeia. O contato constante com galhos, musgos, frutos, pedras e outros elementos permite incorporar o Bem e o Belo a outras atividades humanas. A flor pode ser um elemento ativo no desenvolvimento de um ser humano. Nos ensina muito a respeito da necessidade de despertar nossa sensibilidade em relação ao Belo que permeia todos os seres. A beleza deve ser cultivada. Sempre.


Veja últimas matérias:
24/11/2000 - Arte De Contar E Ouvir História

Veja todas as matérias

Clique aqui para conhecer o nosso Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional



mold_linha_inf.gif (284 bytes)