Dicas do Treinador: "SQUASH: UM ESPORTE, UM JOGO OU UMA ATIIDADE FÍSICA?"

"Squash: Um esporte, um jogo
ou uma atividade física ?"


Tariq Kamal

TSN - Existe diferença entre esporte e jogo ?

Tariq - O esporte engloba jogos e atividades físicas, como atletismo. Corridas não são consideradas jogos, embora existem táticas e uma certa interatividade entre os atletas. Xadrez é um jogo, até um esporte para muitos, porém o jogador não se mexe. Entretanto, um excelente preparo físico é fundamental para o enxadrista ter resistência e concentração. Nos jogos, a malícia, a astúcia, a estratégia e a leitura constante da dinâmica do jogo são aspectos fundamentais, enquanto que no atletismo, a técnica e o preparo físico são decisivos.

TSN - Onde o squash se enquadra ?

Tariq - O squash é um jogo que nem xadrez, porém praticado por atletas e, porque não, também por artistas. Para todos, existe espaço no squash. Há os atletas que querem correr e melhorar seu preparo; os jogadores técnicos e talentosos que querem ensaiar jogadas perfeitas; os jogadores mentais que querem ganhar através de estratégias, cálculos e emboscadas; e até os jogadores leigos que querem apenas perder calorias, sair do sedentarismo ou simplesmente descarregar o seu estresse.

TSN - Seria o squash uma atividade total?

Tariq - Exatamente. Para o século XXI, o tempo é fundamental e o custo / bene-fício do squash é extremamente favo-rável. O praticante desenvolve-se em sua totalidade, como atleta, como artista, como estrategista e, ao mesmo tempo, alivia sua tensão e ansiedade em uma atividade lúdica num ambiente altamente socializado. Meia hora de squash equivale a duas horas de tênis e nem a chuva, nem a rede, atrapalham.

TSN - Não seria um esporte caro, de elite?

Tariq - Levando em conta a raquete, o tênis, a locação da quadra, a bola, etc. seria um pouco caro para iniciar. Pensando nisso, na minha academia, forneço raquete e bola, faço acompanhamento físico por 30 minutos ( como parte da aula ) e ainda ofereço outros benefícios para o cliente. Além da aula tradicional de meia hora, temos outras opções como jogos de lazer, ginástica corretiva, treinamento em grupo, aparelhos de fitness e atividades socioculturais como palestras, cursos, filmes e jantares. A idéia é criar uma comunidade de amigos, um centro de cultura e desenvolvimento.

anterior.gif (1826 bytes)